domingo, 19 de julho de 2009

Ser professor nos dias atuais

Para ser professor na atualidade é primordial que ele:
* Tenha conhecimento prévio dos seus alunos: pensar que cada indivíduo aprende de uma forma, uma vez que ele já traz uma bagagem sócio-cultural, sendo cada aluno diferente um do outro, fazendo sua própria leitura do mundo.
* Seja um professor-pesquisador reflexivo: ele deve refletir antes, durante e após a sua prática pedagógica, para melhor atingir seus objetivos, devendo sempre estar pesquisando para ir se aprimorando, sendo esta uma pesquisa utilitária.
* Tenha uma formação continuada: a licenciatura deve ser apenas o início da formação de um professor; a formação deve ser sempre contínua, não necessariamente sendo em um estabelecimento convencional (como uma faculdade), podendo se dar entre os próprios colegas ao longo de sua prática e através de sua vivência.
* Forme indivíduos pensantes: o professor deve direcionar sua prática no sentido de uma Educação para o pensamento e não simplesmente para formar sujeitos receptores de informação.
* Deve ser estimulador e mediador do conhecimento: o professor deve procurar meios de levar o aluno a interessar-se pelo assunto a ser desenvolvido, sendo ele um agente entre o conhecimento e o aluno.

Escolhi estes itens, pois, nos dias de hoje, é necessário que o professor seja um profissional capaz de analisar sua própria prática, tendo capacidade de aprimora-la, revendo sempre seus conceitos e aperfeiçoando seus saberes. A partir disso, terá um novo olhar para seus alunos, vendo-os com mais respeito, preparando-os para o contexto atual, ensinando-os a pensar e viver com maior autonomia. Penso, também, que ajudaria os professores se o currículo passasse a ser mais integrado, pois assim o aluno teria uma aprendizagem mais significativa e com maior sentido. Em minha prática pedagógica, todos os dias comprovo como é de grande valia a auto-avaliação do professor e sua busca por soluções das dificuldades que se apresentam e que o trabalho integrado entre os conteúdos (projetos) torna o aprendizado mais prazeroso e fácil para o aluno. Por exemplo, trabalhando o ciclo da água na natureza com meus alunos, acabei relacionando com o surgimento do arco-íris e com as cores, o que proporcionou-me um leque de outras opções de atividades (mistura das cores, trabalho com massinha de modelar das cores, relação das cores com os sentimentos, etc) e assuntos, muitos dois quais levantados pelos próprios alunos.

“ A reflexão é um processo que ocorre antes, depois e durante a ação do professor, constituindo um processo de reflexão na ação e sobre a ação.” (Marília G. Miranda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário